Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Brasil

O que você precisa saber para começar o dia

O Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta sexta-feira (1°); confira

O que você precisa saber para começar o dia

Foto: Metro1

Por: Metro1 no dia 01 de dezembro de 2023 às 06:30

Atualizado: no dia 01 de dezembro de 2023 às 06:32

Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta sexta-feira (1°), compilados pelo Metro1.

 

  • Lula na COP 28

Em Dubai, na Arábia Saudita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá, nesta sexta-feira, uma série de compromissos ligados à Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP 28). Após participar do evento de boas-vindas às delegações, às 10h30, o mandatário terá seis encontros bilaterais. Lula se reunirá com diversas autoridades, entre elas o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; o presidente de Israel, Isaac Herzog; e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.

 

  • Presidência do G20

O Brasil assumirá, nesta sexta-feira, a presidência temporária do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Após assumir a presidência do Grupo dos 20, o governo brasileiro pretende criar duas forças-tarefa para ampliar o combate à desigualdade: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima. O mandato do Brasil terá  extensão de um ano e está previsto para encerrar no dia 30 de novembro de 2024.

 

  • Igualdade salarial

Começa a valer, nesta sexta-feira, a Portaria nº 3.714, que estabelece medidas de transparência para garantir a funcionalidade plena da lei da igualdade salarial entre gêneros. A partir desta sexta, entra em vigor a determinação de que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passará a publicar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios semestralmente, nos meses de março e setembro. A ferramenta fará um balanço dentro de empresas com 100 ou mais funcionários, para avaliar se há casos de desigualdade salarial nelas.
 

  • Bolsa-Atleta Salvador

Foi prorrogada, até esta sexta-feira, as inscrições para o Bolsa-Atleta Salvador. Os recursos serão concedidos mensalmente, desde dezembro de 2023 até dezembro de 2024, para melhorar as condições de treinamento e o desenvolvimento esportivo de atletas e paratletas. Para participar, os interessados devem conferir o edital disponível no site da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e apresentar a documentação na Secretaria, situada no Comércio.