Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Brasil

Exército brasileiro reforça segurança na fronteira com a Venezuela com 130 militares

Medida acontece em meio as tensões por conta do território de Essequibo para evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana

Exército brasileiro reforça segurança na fronteira com a Venezuela com 130 militares

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 01 de dezembro de 2023 às 19:16

O Exército brasileiro aumentou o efetivo para o patrulhamento na fronteira com a Venezuela, com um Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, em Roraima, que normalmente opera com 70 homens, ganhou o reforço de mais 60 militares.

 A medida acontece em meio as tensões por conta do território de Essequibo, pois o Brasil quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana. Em nota, o Exército informou que as movimentações de tropas fazem parte do adestramento avançado da 1º Brigada de Infantaria de Selva, com o objetivo de manter a prontidão e eficiência operacional da Força Terrestre.

Neste domingo (3) terá um referendo convocado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para os cidadãos avaliarem se apoiam que o país fique com uma área pertencente a Guiana chamada de Essequibo. Uma das perguntas é se a população autoriza o governo a usar "todos os meios" para retomar a área que ocupa quase dois terços da Guiana, território com reservas de petróleo.