Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Brasil

Braskem informa que 100% da área de risco foi evacuada em Maceió

Sábado (2), a Defesa Civil de Maceió afirmou que houve um novo tremor de terra de magnitude 0,89, mantendo risco iminente do colapso da mina 18 da Braskem

Braskem informa que 100% da área de risco foi evacuada em Maceió

Foto: UFAL

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2023 às 10:35

A Braskem afirmou neste sábado (2) que os moradores de 23 imóveis que permaneciam dentro das áreas de risco em Maceió foram realocados pela Defesa Civil por determinação judicial.

Com isso, 100% dos imóveis que ficam dentro das áreas delimitadas pelos mapas de risco foram desocupados. A mineradora ainda informou que a área de resguardo no bairro do Mutange está desocupada desde abril de 2020. É nessa região que fica a mina 18, que resultou nesta semana em novos abalos sísmicos.

No sábado (2), a Defesa Civil de Maceió afirmou que houve um novo tremor de terra de magnitude 0,89, mantendo risco iminente do colapso da mina 18 da Braskem, localizada na região do bairro Mutange. Por precaução, está mantida a recomendação para que a população evite transitar na área desocupada até uma nova atualização.

Os dados de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização, o outro é uma possível acomodação abrupta do solo. O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, afirmou em entrevista a CNN Brasil que o dano provocado pelo colapso da mina não será tão grande quanto o esperado.