Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Brasil

O que você precisa saber para começar o dia

O Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta segunda-feira (4); confira

O que você precisa saber para começar o dia

Foto: Metro1

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2023 às 06:30

Atualizado: no dia 04 de dezembro de 2023 às 09:06

Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta segunda-feira (4), compilados pelo Metro1.

 

  • Lula na Alemanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Berlim neste domingo (3) para uma visita de três dias. O petista deve tentar na Alemanha passar a imagem de que o Brasil preza pelo multilateralismo e conversa com todos os atores, mas está comprometido com a agenda verde. Na agenda, estão previstos encontros, nesta segunda-feira (4), com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, o chanceler Olaf Scholz, além da presidente do Senado alemão, Manuela Schwesig. Lula também terá uma agenda de negócios e vai abrir um evento na Casa da Economia Alemã, com previsão de encontros entre os ministros da Economia do Brasil e da Alemanha.

 

  • Lira viaja para Dubai

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), viaja para Dubai, nos Emirados Árabes, nesta segunda-feira para participar da 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. De acordo com aliados, Lira busca fortalecer o "currículo" visando o seu futuro após deixar o comando da Câmara, em 2025. O movimento é similar ao feito pelo ex-presidente Rodrigo Maia, que atualmente é diretor-presidente da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

 

  • TCU assume presidência 

O Tribunal de Contas da União (TCU) assumiu na última sexta-feira (1º) a presidência do SAI20, o grupo de engajamento composto pelas instituições superiores de controle (ISC) dos países que integram o G20. Atualmente, a Índia está à frente do SAI20. A cerimônia de transmissão de liderança será realizada nesta segunda-feira (4), em encontro virtual com representantes de diversas ISC. Ao assumir a presidência, o TCU compromete-se em liderar as discussões e propor soluções por meio da promoção de políticas públicas responsáveis que impactam positivamente o meio ambiente e as comunidades.

 

  • Prefeitura ofertará vacinas

Recicladores que atuam em festas populares e no Carnaval de Salvador serão alvo de uma ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A iniciativa será nesta segunda-feira, das 7h30 às 15h, na Cooperbrava (Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava), rua Artêmio Castro Valente, s/n, em São Marcos. Serão oferecidas vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela, tríplice viral, gripe e reforço bivalente contra Covid-19. O público também terá acesso à testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, hepatites e sífilis); atendimentos médico e odontológico, com palestras sobre escovação e cuidados bucais.

 

  • Dia de Santa Bárbara

Esta segunda-feira é dia de Santa Bárbara e a festa será celebrada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Salvador. A bateria da Associação Carnavalesca Chegou a Hora vai desfilar no Pelourinho, a partir das 14h, como parte das celebrações. A concentração será em frente ao Solar Ferrão, na rua Gregório de Mattos, 45.