Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Brasil

Prefeito de Maceió afirma que afundamento em mina da Braskem volta a cair

Para Defesa Civil de Maceió, apesar da diminuição, a área segue em risco iminente de colapso

Prefeito de Maceió afirma que afundamento em mina da Braskem volta a cair

Foto: Repodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2023 às 18:10

Atualizado: no dia 04 de dezembro de 2023 às 18:29

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), afirmou que há uma diminuição na velocidade do afundamento na região da mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange, zona leste da capital alagoana.

De acordo com Caldas, em pronunciamento feito em Brasília nesta segunda-feira (4), onde se reúne com ministros e políticos, o afundamento já atingiu 5 centímetro por hora, mas agora segue com 0,25, ou seja, menor patamar desde o dia 28 quando iniciou o monitoramento após novos abalos sísmicos. 

Para Defesa Civil de Maceió, apesar da diminuição, a área segue em risco iminente de colapso. Ao todo, o solo da mina afundou1,69m desde o início do monitoramento até este domingo (3). O sinal de alerta sobre a situação nos arredores da mina foi aceso na última quarta-feira (29), quando Defesa Civil de Maceió divulgou haver risco iminente de colapso na região.

A população que mora próximo à área atingida foi orientada a deixar o local e procurar abrigo, e a prefeitura decretou estado de emergência por 180 dias.