Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Brasil

STF divulga data de julgamento de Robinho por pena de estupro cometido em 2013

Autoridades italianas pediram extradição do jogador para cumprimento de pena

STF divulga data de julgamento de Robinho por pena de estupro cometido em 2013

Foto: Divulgação/CBF

Por: Metro1 no dia 28 de fevereiro de 2024 às 16:57

Atualizado: no dia 28 de fevereiro de 2024 às 17:23

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 19 de março, o julgamento do pedido da Justiça da Itália para que Robinho cumpra a pena de nove anos de prisão pelo crime de violência sexual no Brasil. Neste caso, três opções são oferecidas ao STJ: acatar o pedido da justiça italiana, rejeitar ou reiniciar o processo no Brasil. 

A condenação foi em 2017 por atos ocorridos em 2013. Depois disso, a sentença foi confirmada em outras instâncias, em janeiro de 2022, a mais alta corte da Itália encerrou qualquer possibilidade de recurso. Desde então, foi pedida a extradição de Robinho para as autoridades brasileiras, mas o Brasil não extradita seus cidadãos. As autoridades italianas, então, pedem que a pena seja cumprida no Brasil. 

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu que Robinho cumpra a condenação de estupro coletivo em solo brasileiro.
 

Acusação de estupro 

De acordo com a acusação, Robinho e mais cinco brasileiros, dentre eles o amigo do jogador Ricardo Falco, teriam praticado atos sexuais em grupo contra uma mulher albanesa desacordada em uma boate italiana no ano de 2013. Robinho atuava pelo Milan na época.

O atacante declarou em seu depoimento, no ano de 2014, que se relacionou sexualmente com a mulher em questão, mas afirmou que o ato foi consensual e sem a participação de outras pessoas.