Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ailton Krenak é primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Brasil

Ailton Krenak é primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Fernanda Montenegro fará a entrega do colar de imortal dado aos membros da Academia, na próxima sexta-feira (5)

Ailton Krenak é primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2024 às 18:02

O ambientalista e escritor Ailton Krenak é o primeiro indígena a tomar posse da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia será na próxima sexta-feira (5), às 20h, no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, sede da instituição literária, onde Fernanda Montenegro irá fazer a entrega do colar de imortal. 

Krenak ocupará a Cadeira de número 5, vaga desde a morte do cientista político e historiador Jose Murilo de Carvalho em agosto de 2023. Com 23 votos, o líder indígena superou a historiadora Mary Del Priore, que teve 12 votos e o indígena Daniel Munduruku, que teve 4.

Além do colar de imortal, o autor de livros como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil” também receberá a espada através do acadêmico Arnaldo Niskier, ambos elementos são dados aos membros da Academia.

“Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzi-las com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgaste linguístico. A UNESCO declarou essa década, a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes” pontuou o líder indígena.

O evento de posse será exclusivo para convidados, mas será transmitido ao vivo pelo site e canal de YouTube da ABL.