Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Nível do Guaíba estabiliza e prefeitura de Porto Alegre planeja iniciar limpeza da cidade

Brasil

Nível do Guaíba estabiliza e prefeitura de Porto Alegre planeja iniciar limpeza da cidade

A expectativa é que o nível diminua para cerca de 4 metros nos próximos dias, ainda assim, a cota de inundação é de 3 metros

Nível do Guaíba estabiliza e prefeitura de Porto Alegre planeja iniciar limpeza da cidade

Foto: Mauricio Tonetto/Secom GOV RS

Por: Metro1 no dia 15 de maio de 2024 às 10:02

O nível do Guaíba ainda está acima da cota de inundação, mas estabilizou na madrugada desta quarta-feira (15), com 5,19 metros. Segundo previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o nível deve diminuir lentamente nos próximos dias, atingindo pouco mais de 4 metros. Diante deste cenário, a Prefeitura de Porto Alegre está planejando a limpeza da cidade.

A primeira etapa de limpeza deve focar os trabalhos nos 21 bairros mais atingidos pela enchente. Devem ser feitas raspagens, remoção de terra e lodo, lavagem de vias, recolhimento de resíduos e entulhos levados pela água.

Ao todo, 55 equipamentos, entre caminhões, carretas, pás carregadeiras e escavadeiras, serão utilizados. A limpeza deve começar com 20 equipes à medida que a água for baixando, mas a prefeitura já anunciou que vai precisar tanto de equipamentos quanto de ajuda voluntária.

Enquanto a cota de inundação é de 3 metros, o Guaíba já atingiu o pico de 5,3 metros na semana passada. Apesar da expectativa que o nível diminua, a situação depende também do volume de chuva nos próximos dias. O IPH orienta a manutenção de atenção às áreas de risco mesmo com a redução do nível, além de ações para reestabelecer a infraestrutura de serviços como saneamento básico.