Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 12 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Parte do RS entra em alerta para riscos de novas inundações devido às fortes chuvas

Brasil

Parte do RS entra em alerta para riscos de novas inundações devido às fortes chuvas

O governador Eduardo Leite e a Defesa Civil pediram precaução, e a retirada de moradores de áreas de risco com antecedência

Parte do RS entra em alerta para riscos de novas inundações devido às fortes chuvas

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Por: Metro1 no dia 22 de maio de 2024 às 18:05

Atualizado: no dia 22 de maio de 2024 às 18:24

Os moradores do Rio Grande do Sul entraram em estado de alerta para as chuvas que podem atingir o estado, a partir desta quarta-feira (22) até o fim de semana. O pico de intensidade deve ocorrer nesta quinta-feira (23), com previsão de precipitações volumosas de até 150 mm, segundo informações da Defesa Civil do estado. 

De acordo com a equipe de meteorologistas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), os alagamentos devem aumentar novamente em decorrência das chuvas e da água que vem da lagoa dos Patos, impulsionada pelo vento do nordeste.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), em uma transmissão nas redes sociais, disse que os níveis estão “altos, mas estáveis”.

Em Rio Grande, com o registro do aumento do nível do lagoa dos Patos, os arredores do mercado público e diferentes vias da cidade foram bloqueados. Ao todo, 618 pessoas estão em nove abrigos abertos, e há mais sete preparados para atendimento. 

Desde a segunda-feira (20), a região está sob alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O governador Eduardo Leite e a Defesa Civil pediram precaução, e a retirada de moradores de áreas de risco com antecedência.