
Brasil
Nível do Guaíba volta a 4 metros e Porto Alegre utiliza sacos de areia para contenção de enchentes
Desde quinta-feira (23), a cidade voltou a ser atingida por fortes chuvas e sofre risco de novas inundações; nível de alerta de enchentes é de 3 metros

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
A prefeitura de Porto Alegre está utilizando sacos de areia nas comportas do Muro da Mauá para conter a água do lago Guaíba e evitar novas inundações na área central da cidade. O nível do lago está em 4,05 metros, segundo a última marcação desta sexta-feira (24), às 13h15, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) — a cota de inundação é de 3 metros.
Na quinta-feira (23), foi anunciado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que as cinco comportas que haviam sido reabertas para escoar a água seriam novamente fechadas. Com a decisão, os portões das comportas foram removidos.
No momento, para substituir as estruturas, o Dmea está usando sacos de areias para conter a entrada da água e tentar enviar altos níveis de enchentes. São cerca de 50 sacos, com peso total que varia entre 800 kg e 1 tonelada, dispostos em três fileiras no chão e outra acima dessas.
Também na quinta-feira (23), a capital gaúcha voltou a ser atingida por fortes chuvas. O pluviômetro no bairro de Belém registrou, entre meia-noite e 15h, um acumulado de 129,6 mm de água. Nesta sexta-feira (24), o governo do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas e queda de temperatura. O volume de água previsto para a maioria do estado estará acima de 50 milímetros. A região com mais volume será as regiões Sul, Central e Metropolitana, com volumes entre 100 e 200 milímetros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.