
Brasil
PF investiga ataque de agricultures contra indígenas no Mato Grosso do Sul
O MPI solicita a criação de uma força-tarefa e envio de peritos e agentes da PF ao local

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Cimi
A Polícia Federal (PF) irá investigar os ataques a indígenas Guarani Kaiowá registrados em Douradina (MS), no último sábado (3). Segundo o Conselho Indigenista Missionário Nacional (Cimi), ao menos dez indígenas foram feridos e dois ficaram em estado grave. Outro conflito foi registrado no mesmo local no domingo (4).
“Indígenas e agricultores entraram em conflito novamente, mesmo com a presença em tempo integral de representantes de MPI, MPF, PF, Polícia Rodoviária Federal, FNSP e Polícia Militar do MS”, informou o Ministério da Justiça em nota. A solicitação para apuração foi feita pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) ainda durante o final de semana.
A pasta solicita a criação de uma força-tarefa e envio de peritos e agentes da PF ao local. Segundo o ministério, há uma “metodologia de ataques típicos do que ficou conhecido por "milícias privadas”. O MPI alega que os ataques foram precedidos de “uso de drones, rápida mobilização nos grupos e WhatsApp, envolvimento de parlamentares e uso das redes para disseminação de desinformação”.
O Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) anunciou que reforçará a presença da Força Nacional nas terras indígenas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.