Brasil
Servidores do Ibama entram em acordo com o governo para encerramento da greve
Servidores decretaram greve no dia 1º de junho
Foto: Divulgação/IBAMA
Os servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) entraram em acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta segunda-feira (12). A categoria ainda fará assembleias, até esta quinta-feira (15), para determinar o fim da paralisação. A proposta aceita prevê um aumento em média de 23% para servidores de nível médio e 21% para os de nível superior até 2026.
Em nota, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama (Ascema) afirmou que o acordo ainda não apresenta a reestruturação almejada pela categoria.
Os servidores entendem que a proposta do governo não atende à principal reivindicação que pede a reestruturação da carreira e concede apenas reajuste salarial.
A negociação da Ascema com o governo já se arrastava há cerca de um ano. Em janeiro, os servidores decidiram suspender todas as atividades de campo realizadas pelo órgão, culminando no início da greve em 1º de julho.
Após o início da greve, a Justiça concedeu uma liminar para determinar que 100% dos servidores de algumas áreas, como o licenciamento ambiental, voltassem ao trabalho. A medida atendeu a um pedido feito pela Advocacia Geral da União (AGU) que argumentou que a greve era abusiva.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.