Domingo, 22 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Relembre momentos históricos de Silvio Santos na TV

Brasil

Relembre momentos históricos de Silvio Santos na TV

Dono de uma voz potente e um humor próprio, o apresentador morreu neste sábado (17), aos 93 anos

Relembre momentos históricos de Silvio Santos na TV

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2024 às 12:24

A trajetória de Silvio Santos na TV começou despretensiosamente para promover seu negócio, o Baú da Felicidade. Tempos depois, em 1961, comprou horários na TV Paulista e lançou "Vamos Brincar de Forca". Esse foi o pontapé inicial para a construção de seu império e seu nome como uma das maiores figuras da comunicação brasileira. De lá para cá, diversos episódios ficaram marcados na história da televisão brasileira, com o humor e a potente voz dele. O Metro1 selecionou alguns desses momentos do dono do baú. 

O apresentador morreu nesta sábado (17), aos 93 anos. Ele já havia sido internado por conta de um quadro de H1N1, recebeu alta hospitalar, mas voltou a ser internado após dar entrada no hospital para realizar uma sequência de exames de imagem. 

1. Assumiu os cabelos brancos

Em 2017, os fãs de Silvio foram surpreendidos quando, pela primeira vez, ele apareceu com os cabelos brancos no ar. O novo visual relembrou aos ouvintes aquilo que a energia e o bom humor do apresentador camuflavam: a idade de Silvio. 

"O [cabeleireiro] Jassa esqueceu de comprar a tinta do meu cabelo, por isso estou com o cabelo branco desse jeito", brincou o apresentador no programa.

2. ⁠Protagonizou selinhos na TV

Cheio de humor e irreverência, Silvio também já protagonizou alguns selinhos na TV. Um deles em Hebe Camargo, o que era a marca da apresentadora. Mas também no cantor Gilberto Gil, no Teleton de 2001. Mais recentemente a plateia se divertiu com o apresentador dando um beijo técnico em Helen Ganzarolli.

3. Firmou marcas e bordões na história

O bordão “quem quer dinheiro” e aviões com cédulas de dinheiro também ficaram na história da televisão brasileira. Assim como o microfone pendurado no pescoço. Em 2014, ele causou estranheza na plateia ao aposentar esse modelo de microfone, que começou a ser fabricado na década de 1960 e virou uma de suas marcas. Apareceu no palco com um microfone moderno e quase imperceptível. Em um programa de 2016, ele contou que a versão antiga ficaria em exposição no SBT.

 "Esse microfone foi superado. Atenção vocês que trabalham em televisão ou até mesmo quem faz muito discurso com plateia, tem sempre o problema de retorno. Vou explicar a vocês. Esse microfone foi aposentado, vai ficar lá no 'hall da fama'. Eu não sei quem foi que me deu a ideia”, disse. 

4. Entrou nas brincadeiras

Em edições do programa Topa Tudo por Dinheiro, Silvio causava risos na plateia ao entrar nas provas com os participantes. O apresentador chegou a cair no tanque cheio de água com microfone e tudo, também já surpreendeu ao descer um tobogã abraçado com um participante. 

5. Enfrentou problemas familiares com leveza

Em agosto de 2001, a quarta filha do apresentador, Patrícia Abravanel, foi sequestrada e passou sete dias em um cativeiro. O episódio atraiu grande atenção da imprensa, com jornalistas na porta da família. Após negociações intensas, Patrícia foi libertada ilesa, levada de volta para casa e chegou a contar aos jornalistas como tudo aconteceu.

6.  Levou relações de carinho para a TV

A relação de Silvio com Maísa,  contratada pelo SBT aos 5 anos de idade, também rendeu momentos hilários para a TV brasileira. Ela ganhou um quadro no programa dele, Pergunte a Maisa, onde chegou a revelar que o apresentador usava peruca.