Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Desmatamento na Amazônia devasta área do tamanho da Colômbia em 40 Anos

Brasil

Desmatamento na Amazônia devasta área do tamanho da Colômbia em 40 Anos

Mais de 88 milhões de hectares de florestas, fundamentais para a absorção das emissões de carbono, foram destruídos no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa

Desmatamento na Amazônia devasta área do tamanho da Colômbia em 40 Anos

Foto: Marcio Isensee/Shutterstock

Por: Metro1 no dia 24 de setembro de 2024 às 11:26

Atualizado: no dia 24 de setembro de 2024 às 11:37

A Amazônia perdeu, em menos de quatro décadas, uma área de florestas quase equivalente ao tamanho da Colômbia, segundo um relatório de monitoramento acessado pela AFP na segunda-feira (23).

De acordo com uma análise de dados de satélite do sistema MapBiomas Amazônia, realizada pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), o desmatamento eliminou 12,5% da cobertura vegetal da maior floresta tropical do mundo entre 1985 e 2023. Mais de 88 milhões de hectares de florestas, fundamentais para a absorção das emissões de carbono, foram destruídos no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Os especialistas da rede observaram que a região amazônica está passando por uma "transformação acelerada" e alertaram para um "aumento alarmante" no uso do solo para mineração (1.063%), agricultura (598%) e pecuária (297%). "Muitos ecossistemas desapareceram para dar lugar a enormes extensões de pastagens, terras agrícolas de soja, palma de óleo e outras monoculturas, ou se transformaram em grandes crateras d'água para a extração de ouro", afirma o relatório da RAISG.