Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Após caso de atirador no RS, Lewandowski afirma que governo vai reavaliar CACs em 2025

Brasil

Após caso de atirador no RS, Lewandowski afirma que governo vai reavaliar CACs em 2025

Atirador matou pai, irmão, policial militar e deixou outros 9 feridos

Após caso de atirador no RS, Lewandowski afirma que  governo vai reavaliar CACs em 2025

Foto: Tom Costa / MJSP

Por: Metro1 no dia 24 de outubro de 2024 às 06:56

Após o caso do atirador em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a pasta irá reavaliar todos os registros de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e fará uma triagem rigorosa. 

Segundo o titular da pasta casos como esse são frutos da proliferação das armas no país. “Lamentável o que aconteceu em Novo Hamburgo. A nosso ver, isso é resultado da proliferação indiscriminada de armas de fogo que existe na sociedade brasileira”, disse Lewandowski na quarta-feira (23).

Segundo Lewandowski, a partir do dia 1.º de janeiro, quando a regulamentação de CACs passa do Exército para a Polícia Federal, a pasta vai reanalisar os registros.  “Vamos reexaminar, reavaliar a situação, quando vier para nós, de cada um dos CACs. E vamos fazer uma triagem rigorosa para saber se realmente a pessoa que se diz filiada a um desses CACs tem antecedentes criminais, se tem condições psicológicas, se tem condições técnicas para portar uma arma”.

O ataque em Novo Hamburgo iniciou por volta das 23 horas de terça-feira (22) e foi finalizado somente na manhã da quarta-feira (23). O atirador manteve, durante esse período, parentes sob cárcere privado e abriu fogo contra policiais. Pai e irmão do atirador e um policial militar morreram no ataque. O atirador também foi encontrado morto em casa. Outras nove pessoas ficaram feridas no caso.