
Brasil
B20 debate regulação da IA e empresas de tecnologia pedem diálogo
As recomendações serão apresentadas na reunião do G20 em novembro

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Como parte dos preparativos para a 19ª reunião de cúpula do G20 no Brasil, o B20 Summit discutiu na quinta-feira (24), em São Paulo, a regulação da inteligência artificial (IA). Líderes de grandes empresas de tecnologia compartilharam suas opiniões, pedindo diálogo com os governos e ressaltando a importância de uma regulação que não impeça o avanço da IA.
“Há muita retórica em torno dos perigos e preocupações em torno da IA. As pessoas têm direito de se preocuparem, mas eu acho que precisamos novamente sermos ousados e responsáveis. A responsabilidade acontece quando você se engaja com os regulamentadores ou legisladores. E temos tido discussões com o Congresso Nacional, com o Parlamento, com o Tribunal Superior Eleitoral. É importante discutirmos a IA para garantir que ela seja uma ferramenta positiva para a sociedade brasileira”, destacou o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.”
Sancionado em 2014, o Marco Civil da Internet completou dez anos em abril, estabelecendo princípios para a regulação da internet no Brasil, incluindo a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos usuários. Fariba Wells, vice-presidente da Kyndryl, destacou a importância de um equilíbrio na regulação da IA e sugeriu uma análise cuidadosa do processo na União Europeia.
“Todo mundo que tem uma entidade regulamentada, a primeira coisa que você ouve é que há regras demais, há entidades demais a serem informadas. Precisamos de harmonização. Os governos tendem a regulamentar muito. É isso que vemos com o IA. Precisamos prestar atenção naquilo que os europeus estão fazendo”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.