Brasil
Abin comemora 25 anos em meio à reforma do sistema de inteligência
Reestruturação virou meta do governo após ataques de 8 de janeiro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) completou 25 anos neste sábado (7). A data vem acompanhada de planos do governo federal para uma grande reformulação, tanto da própria Abin, que assessora o presidente e ministros com informações estratégicas, quanto do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) como um todo.
“Diante do desafio transnacional representado pelo avanço da criminalidade organizada, do extremismo violento e do caos informacional, nosso Sisbin precisa ser reorganizado e nossas instituições civis de inteligência precisam ser fortalecidas”, sustenta o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa.
Segundo Corrêa, a reestruturação do Sisbin tornou-se uma meta de governo após ataques extremistas às sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em 8 de janeiro de 2023. Projeto de reformulação começou a ser colocado em prática já em março do ano passado, quando o Palácio do Planalto transferiu a Abin para a Casa Civil, motivou a reformulação do Sisbin, em setembro do ano passado e está subsidiando a revisão da Política Nacional de Inteligência e da Estratégia Nacional de Inteligência, conforme proposta em debate no âmbito do Conselho Consultivo do Sisbin.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.