Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

AGU processa Meta por veiculação de anúncios falsos com símbolos do governo

Brasil

AGU processa Meta por veiculação de anúncios falsos com símbolos do governo

Ação aponta falhas na verificação de anúncios e pede indenização

AGU processa Meta por veiculação de anúncios falsos com símbolos do governo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de abril de 2025 às 07:57

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma Ação Civil Pública contra o Facebook Brasil para coibir o uso indevido de símbolos do governo federal e imagens de autoridades em anúncios fraudulentos nas plataformas Facebook e Instagram, controladas pela Meta. A ação aponta que pelo menos 1.770 anúncios foram veiculados para aplicar golpes financeiros em usuários com símbolos oficiais e conteúdos manipulados, inclusive com uso de inteligência artificial.

A AGU sustenta que o sistema de verificação de anúncios das plataformas é falho e contrário aos próprios termos de uso da empresa, solicitando a condenação por danos morais coletivos e a destinação dos valores arrecadados com os anúncios fraudulentos ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. O levantamento que baseou a ação foi realizado pelo NetLab/UFRJ, que identificou anúncios com promessas falsas, como saques de valores mediante pagamento de taxas fictícias, entre 10 e 21 de janeiro.

A ação aponta que as fraudes eram grosseiras e facilmente identificáveis, com anunciantes se passando por programas inexistentes e usando identidades visuais falsas. A AGU afirma que a Meta tem capacidade técnica para evitar tais práticas, conforme já demonstrado em países como Reino Unido, Coreia do Sul e União Europeia, e critica a ineficiência da verificação de anúncios, que permite que conteúdos enganosos sejam impulsionados amplamente.