
Brasil
Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro
“Debate é extremamente importante”, afirma Luiz Marinho

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nesta quarta-feira (30) ser “plenamente possível” reduzir a jornada de trabalho para um máximo de 40 horas semanais. Segundo ele, o Brasil “está pronto” para essa mudança. Ele acrescentou que “é importante a gente ter a visão da previsibilidade e da sustentabilidade da economia para não gerar um transtorno".
Em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, do Canal Gov, Marinho declarou ver como mais “simples” aprovar um máximo de 40 horas semanais de trabalho, uma vez que existe “resistência” ao fim da escala 6 X 1. “Eu não vejo resistência do empresariado em reduzir a jornada máxima”, declarou.
O Congresso analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 8/25, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP). O texto prevê carga semanal de até 36 horas, mantendo o limite de 8 horas diárias –abaixo das atuais 44 horas previstas na Constituição. A matéria será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de seguir para comissão especial e plenário.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.