Sábado, 03 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Liberdade de imprensa: Brasil avança 47 posições em ranking global

Brasil

Liberdade de imprensa: Brasil avança 47 posições em ranking global

A pesquisa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta que o clima ainda é desafiador para o jornalismo no mundo

Liberdade de imprensa: Brasil avança 47 posições em ranking global

Foto: Abraji

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2025 às 10:56

O Brasil registrou uma melhoria significativa no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa de 2025, avançando 47 posições em relação a 2022. Com a 63ª posição, o país se destaca em um cenário global em que seis em cada dez países caíram no ranking. A pesquisa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta que, apesar das melhorias, o clima ainda é desafiador para o jornalismo no mundo, com uma crescente restrição às condições para a prática da imprensa livre.

O estudo da RSF define liberdade de imprensa como a capacidade dos jornalistas de selecionar, produzir e divulgar informações sem interferências políticas, econômicas ou sociais. Em 2025, a situação global da liberdade de imprensa é considerada “difícil”, com a média de pontuação dos países abaixo de 55 pontos. Pela primeira vez, metade dos países analisados apresentam condições para o jornalismo como “ruins”, e menos de 25% têm um ambiente “satisfatório” para a profissão.

A RSF destaca que o indicador econômico teve grande peso em 2025, refletindo os desafios financeiros enfrentados pelos meios de comunicação. A concentração da propriedade da mídia e a pressão de anunciantes e financiadores são fatores críticos que comprometem a independência da imprensa. Anne Bocandé, diretora editorial da RSF, reforça que a independência financeira é essencial para garantir uma informação livre, confiável e voltada para o interesse público.