
Brasil
INSS deve anunciar plano de ressarcimento a vítimas de descontos ilegais até a próxima semana
Gilberto Waller Júnior disse ainda que o presidente Lula pediu agilidade no caso

Foto: Adalberto Carvalho / Ascom CGU
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, garantiu que o plano para ressarcir os aposentados e pensionistas lesados pela fraude de descontos ilegais deve ser anunciado até a próxima semana.
Em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (5), Gilberto Waller Júnior disse que o presidente Lula pediu agilidade no caso. "Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana", disse.
"O presidente da República determinou [que fosse feito] o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir, como Supremo, CNJ [Conselho Nacional de Justiça], DPU [Defensoria Pública da União], Ministério Público Federal —, começaremos [o programa] o mais rápido", complementou.
Também nesta segunda-feira, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, defendeu que os recursos para o ressarcimento de aposentados vítimas de fraudes no INSS devem ser garantidos dentro dos limites do arcabouço fiscal. Em entrevista ao blog de Caio Junqueira na CNN, ele sugeriu que as verbas para o pagamento pudessem ser remanejadas de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e das emendas parlamentares, que hoje concentram a maioria das destinações no Orçamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.