Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Com Fernanda Montenegro, artistas pedem regulação do streaming em campanha

Brasil

Com Fernanda Montenegro, artistas pedem regulação do streaming em campanha

Fernanda Montenegro defendeu a criação de uma política industrial cinematográfica nacional

Com Fernanda Montenegro, artistas pedem regulação do streaming em campanha

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 09 de maio de 2025 às 11:52

Atualizado: no dia 09 de maio de 2025 às 12:20

Artistas como Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Malu Mader, Julio Andrade e Mateus Solano se uniram em uma campanha nas redes sociais pedindo a regulação dos serviços de streaming no Brasil. Em publicação feita nesta quinta-feira (8), Fernanda Montenegro defendeu a criação de uma política industrial cinematográfica nacional, destacando a importância da cultura e da produção audiovisual brasileira no cenário internacional.

A mobilização pede que o Congresso Nacional aprove uma taxação de 12% sobre plataformas de vídeo sob demanda, com os recursos destinados à Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). A proposta visa fortalecer o financiamento do cinema nacional. Em vídeo divulgado nas redes, artistas alertam para a perda de identidade cultural com a ausência de produções brasileiras nas plataformas. “Quando o cinema some das telas, não é só a arte que perdemos. É a nossa identidade”, afirmou Julio Andrade.

Os participantes da campanha também criticam a atuação das empresas estrangeiras, classificando-a como “apetite colonial”, e cobram ação dos parlamentares. “O Brasil é um dos maiores mercados de streaming do mundo e também um dos que mais produzem conteúdo audiovisual. Mas… você vê o Brasil nas telas?”, diz a nota divulgada pelos artistas, reforçando a necessidade de garantir espaço e visibilidade à produção nacional nos catálogos das plataformas.