
Brasil
Brasil é o país com a maior diversidade genética do mundo, aponta estudo
O resultado revelou que o DNA dos brasileiros se assemelha a um mosaico, devido à mistura de diferentes origens ancestrais, tornando-o o mais diverso do planeta

Foto: Reprodução/Freepik
Uma pesquisa sobre o DNA do brasileiro apontou o Brasil como o país com a maior diversidade genética do mundo. O estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Science fez, pela primeira vez, o sequenciamento completo e em larga escala do genoma da população brasileira.
Ao todo, mais 2,7 mil brasileiros - de todas as regiões do país, incluindo comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas - tiveram seus materiais genéticos analisados no estudo. O resultado revelou que o DNA dos brasileiros se assemelha a um mosaico, devido à mistura de diferentes origens ancestrais, tornando-o o mais diverso do planeta.
Entre as descobertas, a pesquisa revelou a presença de traços de povos indígenas que foram dizimados durante a colonização, mas que continuam presentes no DNA da população brasileira. Também foram identificadas combinações únicas de genomas africanos que não existem no continente de origem, portanto, são resultado de miscigenações ocorridas apenas no Brasil, para onde milhões de africanos foram trazidos como escravizados. Além disso, os dados genéticos apontam um padrão marcante: enquanto a herança paterna costuma ter origem europeia, as linhagens maternas predominam como africanas ou indígenas — uma marca histórica da violência sexual imposta às mulheres durante o processo colonial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.