Sábado, 17 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo pede que países não penalizem Brasil após caso de gripe aviária

Brasil

Governo pede que países não penalizem Brasil após caso de gripe aviária

Ministério de Agricultura defende bloqueio apenas em área de 10 km no Rio Grande do Sul; China, UE e Argentina suspenderam compras

Governo pede que países não penalizem Brasil após caso de gripe aviária

Foto: Divulgação/Nutrição e saúde animal

Por: Metro1 no dia 16 de maio de 2025 às 18:41

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou nesta sexta-feira (16) que trabalha para que os países importadores de carne de frango do Brasil reconheçam a regionalização dos bloqueios por gripe aviária, limitando as restrições a um raio de 10 quilômetros em torno do foco de contaminação.

A declaração ocorre após a confirmação do primeiro caso da doença em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em resposta, Argentina, China e União Europeia anunciaram a suspensão temporária da compra do produto brasileiro. A decisão argentina foi tomada pela Senasa, agência estatal de saneamento, poucas horas após o anúncio oficial do caso. Montenegro fica a 620 km da fronteira entre os dois países.

Segundo o MAPA, a restrição localizada segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e leva em consideração o tamanho do território nacional. “Tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de aves do mundo, com dimensões continentais, reiteramos a importância de se reconhecer a regionalização”, afirmou a pasta em nota.

Apesar dos embargos de grandes compradores, o ministério informou que países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já adotaram o modelo de regionalização, mantendo as importações de outras áreas do país.

O MAPA ainda destacou que o Brasil tem atuado com transparência e responsabilidade no enfrentamento da doença e garantiu que não há restrição generalizada da exportação de produtos avícolas do Rio Grande do Sul.