
Brasil
Número de casamentos cai e divórcios aumentam no Brasil em 2023, aponta IBGE
O levantamento do IBGE ainda que os brasileiros estão se casando mais tarde e permanecendo menos tempo casados.

Foto: Reprodução
O Brasil registrou 940,8 mil casamentos civis em 2023, o que representa uma queda de 3% em comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Enquanto isso, os divórcios somaram 440,8 mil, número 4,9% superior ao de 2022. O levantamento, parte das Estatísticas do Registro Civil, revela também que que os brasileiros estão se casando mais tarde e permanecendo menos tempo casados.
As separações tiveram crescimento expressivo nas regiões Centro-Oeste e Norte, com altas de 16,8% e 13,1%, respectivamente. Já os casamentos civis recuaram principalmente no Sudeste, que apresentou uma retração de 5%. Outro dado relevante é que, em média, os casais que se divorciaram em 2023 estavam juntos há cerca de 13,8 anos — período menor do que os 16 anos registrados em 2010. A idade média no momento do divórcio foi de 44,3 anos para os homens e 41,4 anos para as mulheres.
Entre os casamentos homoafetivos, foi registrado um crescimento modesto de 1,6% em 2023, totalizando 11,2 mil uniões. Destas, 62,7% ocorreram entre mulheres, enquanto os casamentos entre homens caíram cerca de 4,9%. A pesquisa também mostra que, entre casais de sexos diferentes, aumentou significativamente a idade dos noivos: em 2023, 25,1% das mulheres e 31,3% dos homens tinham 40 anos ou mais. A cada 100 casamentos entre pessoas de sexos diferentes, ocorreram cerca de 47 divórcios no país.
A gerente da pesquisa, Klívia Brayner, destacou que o levantamento não considera uniões estáveis, e apontou que o adiamento do casamento formal pode estar entre os fatores que explicam essa tendência.“A queda nos registros dos casamentos não necessariamente quer dizer que as pessoas estão deixando de se unir. A situação conjugal da pessoa pode ser diferente da situação civil”, afirmou Brayner.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.