Terça-feira, 20 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ministro da Agricultura afirma que Brasil pode se livrar da gripe aviária em 28 dias sem registros

Brasil

Ministro da Agricultura afirma que Brasil pode se livrar da gripe aviária em 28 dias sem registros

Até o momento, China, União Europeia e Argentina são alguns dos mercados que suspenderam as importações da carne de frango brasileira como reação ao primeiro caso de gripe aviária no país

Ministro da Agricultura afirma que Brasil pode se livrar da gripe aviária em 28 dias sem registros

Foto: Acervo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de maio de 2025 às 18:09

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, deu o prazo de 28 dias para que o Brasil volte a ser considerado livre do vírus gripe aviária, caso não registre nenhum caso até lá. Esse o tempo é referente ao ciclo do vírus H5N1 e, após ele, sem novas ocorrências, o Brasil estaria liberado para retomar as exportações para os países que restringiram ou bloquearam a compra do frango brasileiro.

“Se em 28 dias não tiver nenhum outro caso, a gente pode com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos outros compradores e colocar o Brasil de novo como país livre de gripe aviária”, disse o ministro nesta segunda-feira (19). 

Até o momento, China, União Europeia e Argentina são alguns dos mercados que suspenderam as importações da carne de frango brasileira como reação ao primeiro caso de gripe aviária no país - desde então, a gripe aviária só havia atingido aves silvestres. A ocorrência foi registrada em uma granja comercial no município de Montenegro (RS) e divulgada na quinta (15). O governo investiga ainda outros casos suspeitos. 

O ministro acredita que, após esses 28 dias sem ocorrência, esses mercados que suspenderam a importação devem reduzir essa limitação apenas ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro (RS). “E aí, gradativamente, voltamos à normalidade”, disse o ministro, que reforçou também que não há risco de transmissão da gripe aviária pelo consumo de carne de aves e ovos.