
Brasil
Conselho de Medicina amplia recomendação para cirurgia bariátrica
A partir dos 14 anos, adolescentes já podem realizar a cirurgia

Foto: Foto: iStock
As novas regras para a cirurgia bariátrica foram publicadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta terça-feira (20). As mudanças ampliam as recomendações e permitem que pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) menor ou adolescentes façam o procedimento.
A cirurgia bariátrica é uma das formas de tratamento para a obesidade e outras doenças relacionadas. Segundo o conselho, as novas exigências são baseadas em estudos que comprovam ser um procedimento seguro e eficaz para mais pessoas.
O IMC mínimo para a bariátrica passa a ser entre 30 e 35. Além disso, não há mais tempo mínimo de convivência com o diagnóstico de diabetes ou idade. Outras doenças também entraram no leque de ampliação, são elas: diabetes tipo 2, doença cardiovascular grave, apneia do sono grave, doença renal crônica precoce, doença gordurosa hepática e refluxo gastroesofágico.
A partir de agora, adolescentes com no mínimo 14 anos podem realizar o procedimento. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Juliano Canavarros, a mudança evita que a obesidade avance para a vida adulta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.