
Brasil
Comissão aprova criar cadastro de condenados por maus-tratos contra animais
Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara antes de ir para o Senado

Foto: Freepik
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Maus-Tratos a Animais. A proposta altera a Lei dos Crimes Ambientais e prevê que o cadastro seja mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De autoria da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), a medida contará com um banco de dados que reunirá informações como características físicas, digitais, fotos, endereço, perfil sociocultural, CPF e identificação genética dos condenados. Os dados permanecerão no cadastro por no mínimo três anos ou até o fim da pena. A criação do sistema será financiada com 2% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Segundo o relator, deputado Felipe Becari (União-SP), o cadastro vai permitir um monitoramento mais preciso e contribuir para a prevenção de crimes contra animais. O projeto, identificado como PL 2194/24, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, antes de seguir para votação no Senado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.