
Brasil
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura conquistam Cannes com 'O Agente Secreto'
A cerimônia de encerramento ocorreu neste sábado (24)

Foto: Divulgação
O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou dois dos principais prêmios do Festival de Cannes 2025: Melhor Direção para Mendonça Filho e Melhor Ator para Moura. A cerimônia de encerramento ocorreu neste sábado (24), marcando a terceira participação do cineasta pernambucano na competição oficial do festival, após Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
Ambientado no Recife de 1977, durante os anos finais da ditadura militar brasileira, o longa acompanha Marcelo, um professor universitário que retorna à sua cidade natal e se vê envolvido em uma rede de espionagem e repressão estatal. Com uma recepção calorosa em sua estreia, o filme recebeu uma ovação de 13 minutos e foi amplamente elogiado pela crítica internacional, sendo descrito como uma obra-prima imponente e um brilhante drama brasileiro sobre um acadêmico em fuga nos anos 1970 .
Na premiação, a Palma de Ouro foi concedida ao iraniano Jafar Panahi por It Was Just an Accident, enquanto Sentimental Value, de Joachim Trier, recebeu o Grande Prêmio do Júri. O Prêmio do Júri foi compartilhado entre Sirât, de Oliver Laxe, e Sound of Falling, de Mascha Schilinski. Além disso, Nadia Melliti foi reconhecida como Melhor Atriz por sua atuação em The Little Sister, e os irmãos Dardenne receberam o prêmio de Melhor Roteiro por Young Mothers .
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.