
Brasil
Governo afasta representantes de aposentados do CNPS após suspeita de fraudes no INSS
Conselheiros ligados a entidades investigadas por descontos ilegais em benefícios serão destituídos até o fim das apurações, para preservar a imagem da Previdência

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Representantes de aposentados e pensionistas do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) devem ser destituídos nesta segunda-feira (26). Eles ocupam assentos em nome de entidades de aposentados, algumas delas formalmente investigadas no caso dos descontos ilegais aplicados nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Os conselheiros foram informados do afastamento na última sexta-feira (23), pelo Ministério da Previdência. Segundo a pasta, os representantes ficarão destituídos pelo menos até o final da investigação sobre a fraude dos descontos ilegais.
O CNPS é responsável por fixar as diretrizes para a Previdência Social do país. Além dos representantes de entidades, há também integrantes ligados ao governo federal, trabalhadores, empregadores e aposentados e pensionistas. A intenção da suspensão é justamente proteger a imagem do conselho.
Foi em uma reunião do CNPS que o então ministro da Previdência Carlos Lupi teria sido informado sobre a suspeita das fraudes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.