
Brasil
Dinheiro esquecido: BC libera pedido automático de resgate
Nova função permite que recursos sejam transferidos automaticamente para contas com chave Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) a solicitação automática de valores esquecidos em contas bancárias no Sistema Valores a Receber (SVR). A nova funcionalidade estará disponível a partir de terça-feira (27). Com a solicitação automática de valores, o cidadão não precisará consultar o sistema de tempos em tempos e não terá que registrar manualmente a solicitação de cada valor esquecido vinculado ao seu nome.
Com a funcionalidade ativa, o correntista não receberá avisos do BC de que há algum valor a ser devolvido. O crédito será feito automaticamente na conta do cidadão. Para habilitar a função, é necessário ter uma conta.gov.br com o selo prata ou ouro de segurança e a verificação em duas etapas ativada.
A executiva destaca que a funcionalidade não estará disponível para empresas, apenas para pessoas físicas com chave Pix vinculada ao número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica nos casos de valores provenientes de contas conjuntas.
De acordo com o SVR, há R$ 9,136 bilhões a serem devolvidos a 6,9 milhões de pessoas e 2,1 milhões de empresas com valores a receber, segundo informações de março deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.