
Brasil
Em leilão sem concorrentes, EcoRodovias mantém a concessão da BR-101 entre Bahia e Espírito Santo
Com o novo contrato, a rodovia receberá investimentos de R$ 7,08 bilhões e obras paralisadas serão retomadas

Foto: ANTT
A EcoRodovias manteve a concessão da BR-101/ES/BA no leilão de otimização do contrato realizado nesta quinta-feira (26), em São Paulo. O trecho administrado pela concessionária tem 478,7 quilômetros entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES), na divisa com o Rio de Janeiro. Com o novo contrato, a rodovia receberá investimentos de R$ 7,08 bilhões e obras paralisadas serão retomadas. Os custos operacionais previstos são de R$ 3,3 bilhões.
A concessionária ofereceu uma tarifa de pedágio de R$ 0,5525 por quilômetro. O critério para escolher o vencedor era o maior desconto sobre a tarifa, mas como não houve outros concorrentes, venceu a proposta da atual concessionária. Este é o segundo leilão de uma série de 15 certames idealizados pelo Governo Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em que se permite a participação da atual concessionária.
Os leilões de otimização são tidos pelo governo federal como uma inovação que promete resolver problemas de concessões passadas em que as empresas cobram reequilíbrios de contrato de um lado e a União os investimentos combinados. No caso da BR-101 ES/BA, a Ecorodovias obteve a concessão de 25 anos em leilão realizado em 2012 oferecendo um deságio sobre o teto do pedágio no edital de 45,6%. Na época, a promessa era duplicar metade do trecho até o sexto ano da concessão e a outra metade até o décimo ano, o que não ocorreu.
Estão previstos mais de 172 quilômetros de duplicação, 41 quilômetros de faixas adicionais, 51 quilômetros de contornos e dois pontos de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros. O contrato foi prorrogado por 10 anos, estendendo-se até 2043.
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