
Brasil
Ibama dá licença prévia para instalação da 1ª usina eólica em alto-mar
Viabilidade ambiental da usina ainda passa por cumprir requisitos

Foto: Divulgação/Beatrice Offshore Windfarm
O Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) emitiu nesta semana a primeira licença prévia para um projeto de geração de energia eólica offshore (no mar) no país, projetado para uma área próxima do município de Areia Branca, com 24 mil habitantes, no litoral norte do Rio Grande do Norte. A capacidade instalada do projeto-piloto é de até 24,5 megawatts (MW).
A energia eólica offshore é a eletricidade produzida por turbinas movidas pelo vento e instaladas em alto-mar, justamente onde os ventos são mais fortes e constantes do que no continente. Pioneiro no país, o projeto no litoral potiguar é de responsabilidade do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis. Dois aerogeradores ficarão a uma distância de 15 a 20 quilômetros da costa, e toda a energia será transmitida por cabos marinhos para o Terminal Salineiro de Areia Branca.
A licença prévia não autoriza a construção do projeto, mas permite que o Senai dê prosseguimento à busca por parceiros, que será feita por meio de edital com lançamento previsto para o fim de julho. A ideia é atrair recursos de pesquisa e desenvolvimento de empresas de energia e de petróleo.
Como resultado da avaliação ambiental, foram identificados impactos ambientais associados ao projeto, que motivaram recomendações para o fortalecimento do Plano de Gestão Ambiental, composto por 13 programas, incluindo monitoramento de fauna, ruídos subaquáticos, comunicação social, qualificação profissional, entre outras medidas essenciais para garantir a sustentabilidade do empreendimento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.