
Brasil
DM9 perde conta da Consul após premiação em Cannes ser anulada por uso de IA
Após denúncias e investigação, o prêmio foi cassado nove dias depois do evento

Foto: Divulgação/Cannes Lions
A Whirlpool, empresa americana de eletrodomésticos, determinou que a Consul dispense a agência DM9 após seu envolvimento no caso em Cannes Lions com o uso de inteligência artificial na premiação. A empresa é dona da marca brasileira.
A informação é do portal Uol, que ouviu fontes próximas à agência, mas ainda não foi confirmada oficialmente.
Nove dias após ter recebido o Grand Prix da categoria Creative Data, o Cannes Lions comunicou que a premiação está cassada. Foram recebidas denúncias sobre informações inconsistentes e manipuladas com inteligência artificial presentes no videocase da peça “Economia Eficiente de Energia”.
“A única ação apropriada seria retirar a inscrição do Festival, após uma investigação e revisão completas, conduzidas em consulta com as partes relevantes e os auditores independentes do Cannes Lions”, disse em comunicado.
Durante a apresentação, a DM9 disse que os consumidores podiam comprar eletrodomésticos pagando com a diferença do valor referente à economia na conta de luz. Em seis meses de circulação de campanha, a Consul teria aumentado em 12% as vendas onde o material foi vinculado.
Em declarações ao UOL, a marca Consul afirmou que a responsabilidade é da DM9, porém a chefe de marketing da empresa subiu no palco de Cannes para receber o prêmio ao lado da equipe da agência.
A organização do evento disse que, na próxima premiação, os participantes deverão assinar um código de conduta e informar o uso de IA nas peças.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.