
Brasil
Importação de mão de obra chinesa triplica no Brasil; SP e Bahia na liderança
Brasil recebe de operários a CEOs chineses

Foto: Pexels
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um aumento expressivo na chegada de trabalhadores chineses, com 7.772 autorizações concedidas em 2024 para expatriados de empresas — mais que o triplo do número de 2022. São Paulo e Bahia lideram no número de registros, impulsionados por investimentos em setores como automobilístico e tecnologia.
A China passou a liderar a lista de vistos de trabalho, refletindo o crescimento da presença econômica do país no Brasil, especialmente após o reforço nas relações bilaterais e o redirecionamento de investimentos asiáticos diante de restrições nos mercados dos EUA e da Europa.
O perfil dos imigrantes chineses mudou: saíram os pequenos comerciantes e chegaram executivos e técnicos especializados, agora majoritários nas multinacionais instaladas no país. Os dados são do Observatório das Migrações Internacionais, com a Universidade de Brasília em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o jornal Folha de SP.
De 20% a 30% do quadro de funcionários dessas empresas é formado por chineses, com destaque para a atuação em assistência técnica, transferência de tecnologia e cargos de comando.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.