
Brasil
Tragédia de Mariana: pescadores e agricultores começam a receber auxílio mensal
Pagamento é parte do acordo do desastre ocorrido há dez anos

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Pescadores artesanais e agricultores familiares atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco, em Mariana (MG), começaram a receber nesta quinta-feira (10) o Programa de Transferência de Renda (PTR) no valor de 1,5 salário mínimo. O pagamento é parte do último acordo para compensar os danos causados pelo desastre ocorrido há quase dez anos, em novembro de 2015.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República 22 mil pescadores e 13,5 mil agricultores têm direito à renda que será paga ao longo de quatro anos. São trabalhadores do Espírito Santo e Minas Gerais que ficaram sem fonte de renda depois que a lama tóxica despejada com o rompimento da barragem contaminou rios e matou peixes e animais.
O presidente Lula confirmou que vai estar no Espírito Santo, em Linhares, nesta sexta-feira (11) para participar de uma cerimônia de início do pagamento. Os valores serão pagos pela Caixa Econômica Federal em conta poupança e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, sendo possível pagar contas, fazer transferências e realizar compras com o cartão de débito virtual. Os pescadores e agricultores também receberão um cartão de débito físico que será disponibilizado na agência de seu município.
Os atingidos também têm direito ao programa Agro e Pesca, que prevê indenização em parcela única de R$ 95 mil, isenta de Imposto de Renda, a pescadores e aquicultores familiares atingidos pela tragédia. O cadastro encerrou em 4 de junho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.