
Brasil
INSS: Lula anuncia data para devolução de descontos indevidos para aposentados e pensionistas
Governo federal assegura devolução com correção pela inflação

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (10) que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios serão reembolsados no próximo dia 24. A devolução será feita em uma única parcela, com atualização conforme a inflação, conforme informado pelo presidente em suas redes sociais.
Lula responsabilizou as "quadrilhas montadas no governo passado" pelos descontos indevidos e apelou para que os beneficiários aceitem o acordo federal. O acordo, firmado com o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Ordem dos Advogados do Brasil, foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal e garante o ressarcimento dos valores.
O presidente reforçou que todos os aposentados e pensionistas afetados por esses descontos estão convidados a aderir ao pacto, que visa devolver os valores descontados de maneira indevida. A operação foi realizada para corrigir o erro e assegurar a justiça para aqueles que foram prejudicados.
Em abril, a Polícia Federal revelou, por meio da operação "Sem Desconto", a existência de um esquema que resultou em um prejuízo estimado de R$ 6 bilhões, com a prisão de seis envolvidos no golpe.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.