
Brasil
Mudanças climáticas reduzem valor nutricional de alimentos, aponta estudo
Pesquisa britânica revela que aumento de CO₂ e calor prejudica qualidade de vegetais e pode agravar problemas de saúde pública

Foto: TV Brasil
Um estudo apresentado na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental, em Antuérpia, no dia 8, aponta que as mudanças climáticas afetam a qualidade nutricional dos alimentos. A combinação de maior concentração de dióxido de carbono (CO₂) e aumento da temperatura pode levar à redução de nutrientes essenciais em culturas como rúcula, espinafre e couve.
A pesquisa foi liderada por Jiata Ugwah Ekele, doutoranda da Universidade John Moores de Liverpool, que alertou: "Somos o que comemos, e as plantas são a base da nossa rede alimentar".
O experimento foi feito em câmaras com controle ambiental que simularam o clima futuro do Reino Unido. As plantas foram submetidas a diferentes níveis de CO₂ e calor, e avaliadas quanto à fotossíntese, crescimento e composição nutricional. Os resultados preliminares indicam que, embora cresçam mais rápido, as culturas apresentam queda em minerais como cálcio e compostos antioxidantes, além do aumento de açúcares, o que pode elevar riscos de obesidade e diabetes tipo 2.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.