
Brasil
Lula deve assinar Lei da Reciprocidade contra tarifa de Trump nesta segunda-feira
Decreto será publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (15); medida autoriza retaliação comercial a países que impuserem barreiras ao Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar nesta segunda-feira (14) a regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica, em resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O decreto será publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15), segundo confirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Já está pronto o decreto. Vamos despachar com ele agora. [...] A denominação reciprocidade pode responder a um formato rápido se outro país fizer medidas semelhantes a essa que foi anunciada pelos Estados Unidos”, afirmou o ministro baiano, descartando edição extra do DOU.
A medida não consta na agenda oficial do presidente, mas ocorre após o aumento da tensão diplomática com os EUA.
Lei da Reciprocidade
Sancionada por Lula em abril após aprovação no Congresso, a Lei da Reciprocidade autoriza o governo a aplicar medidas comerciais contra países ou blocos que adotem barreiras unilaterais aos produtos brasileiros, como tarifas, cotas e restrições sanitárias injustificadas.
Comitê de empresários
Como parte da reação ao 'tarifaço' de Trump, Lula também decidiu criar um comitê de empresários para buscar alternativas e mitigar os impactos da medida. A decisão foi tomada durante uma reunião emergencial com ministros e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, na noite de domingo (13), no Palácio da Alvorada.
O comitê será presidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.