
Brasil
O que você precisa saber para começar o dia
Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta quarta-feira (16)

Foto: Metropress
Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e internacionais desta quarta-feira (14), compilados pelo Metro1.
- Dia Nacional de Combate à Tortura
O Governo do Estado realizará, nesta quarta-feira (16), o “Ato para Reafirmar o Combate à Tortura – Compromisso com a Memória e os Direitos Humanos”. O evento será iniciado às 9h, na Biblioteca Central da Bahia, em Salvador, e visa marcar o Dia Nacional de Combate à Tortura, instituído em 14 de julho de 2024. A programação conta com diversas iniciativas focadas na preservação da memória, na promoção da justiça aos que lutaram pelo fim da ditadura militar (1964-1985), e na valorização dos direitos humanos. Entre as atividades previstas estão uma exposição artística, um painel temático e a posse dos 36 novos membros do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH), para o biênio 2024-2027.
- Resultados do Novo PAC Saúde
Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia realizam nesta quarta-feira (16) em Juazeiro, coletiva para detalhar a agenda que será realizada no dia seguinte com o presidente da República, Lula. A conversa com a imprensa sobre os resultados do Novo PAC Saúde e outros avanços ocorre na Policlínica Regional de Saúde em Juazeiro, às 11h30.
- Curso técnico em processos fonográficos
A Pracatum Escola de Música e Tecnologias está com 40 vagas abertas para o curso técnico de processos fonográficos, com aulas presenciais em Salvador. As inscrições seguem até quarta-feira (16). Podem participar candidatos com ensino médio completo ou em andamento. O curso tem carga horária de 864 horas/aula e busca formar profissionais aptos a atuar na operação e monitoramento de sistemas de sonorização e gravação, voltados à produção fonográfica.
- BR do Mar
O presidente Lula participa hoje da cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta o programa BR do Mar. O evento, no Palácio do Planalto, contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O BR do Mar visa estimular o crescimento da cabotagem entre os portos brasileiros, ampliar a oferta de embarcações, criar novas rotas, reduzir custos logísticos e aumentar os empregos no setor. O programa também estimula o desenvolvimento e a inovação em sustentabilidade da indústria naval.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.