
Brasil
Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet
Não saber mexer é o principal motivo apontado, indica o IBGE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apesar do avanço da conectividade no país, o acesso à internet ainda não faz parte da rotina de 20,5 milhões de brasileiros. O número representa 10,9% da população com 10 anos ou mais em 2024, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento estima em 168 milhões o número de pessoas com acesso à internet, o que representa 89,1% da população com 10 anos ou mais de idade. O instituto buscou saber os motivos que deixaram 20,5 milhões sem acessar a internet. Não saber mexer e falta de necessidade são as duas razões mais apontadas.
Os motivos de ordem econômica – considerar o serviço ou o equipamento caro – estão menos comuns. Em 2024, somaram 10,9%, enquanto eram 16,2% em 2022, quando a pergunta começou a ser feita. Os pesquisadores identificaram que, no grupo de pessoas que não tiveram contato com as redes, três em cada quatro (73,4%) eram sem instrução com apenas com ensino fundamental. Mais da metade (52,1%) eram idosos.
Ao se debruçar para a grupo da população mais jovem, pessoas de 10 a 13 anos de idade, o levantamento mostra que principal motivo para não uso é a falta de necessidade, respondida por 33,9% dos entrevistados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.