
Brasil
Data centers de IA no Brasil poderão consumir energia equivalente a 16 milhões de casas
As unidades devem ser instaladas no Rio de Janeiro (RJ), Eldorado do Sul (RS), Maringá (PR) e Uberlândia (MG)

Foto: Divulgação/Scala Data Centers
Os quatro primeiros complexos de data centers de inteligência artificial previstos para o Brasil devem, juntos, atingir um consumo de energia equivalente ao de 16,4 milhões de residências. O cálculo tem como base as potências anunciadas pelas empresas responsáveis e evidencia o alto impacto energético da tecnologia. As unidades devem ser instaladas no Rio de Janeiro (RJ), Eldorado do Sul (RS), Maringá (PR) e Uberlândia (MG).
Esses data centers serão usados para treinar modelos de inteligência artificial como o ChatGPT, exigindo supercomputadores que operam em larga escala. A potência e a infraestrutura para refrigeração desses equipamentos elevam significativamente o gasto energético em comparação aos centros de dados convencionais.
Para efeito de comparação, um data center tradicional com potência de 20 megawatts consome, no limite, o equivalente à energia de cerca de 80 mil casas. Já os centros de IA multiplicam esse impacto por centenas. O uso intensivo de água para resfriamento também é uma preocupação adicional.
O crescimento desse mercado no país acompanha a expansão global da demanda por soluções baseadas em IA, no entanto, estudiosos no assunto apontam escassez de informações públicas para análise de impacto real no meio ambiente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.