Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Meta bane 6,8 milhões de contas usadas em golpes no WhatsApp

Brasil

Meta bane 6,8 milhões de contas usadas em golpes no WhatsApp

Empresa diz ter aprimorado suas técnicas para identificação de contas fraudulentas

Meta bane 6,8 milhões de  contas usadas em golpes no WhatsApp

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 06 de agosto de 2025 às 11:23

A Meta divulgou, nesta terça-feira (5) ter realizado a suspensão de 6,8 milhões de contas do WhatsApp vinculadas a golpistas somente no primeiro semestre deste ano. O objetivo da ação é fortalecer a segurança contra esquemas golpistas.

 Os golpes variam de esquemas de pirâmide a fraudes com investimentos em criptomoedas, e frequentemente pedem que as vítimas paguem adiantado para "garantir" retornos financeiros.

A Meta também introduziu novos recursos de segurança, como alertas que notificam os usuários quando alguém fora de sua lista de contatos os adiciona a um grupo do WhatsApp. Além disso, a empresa aprimorou suas técnicas de identificação de contas fraudulentas, conseguindo detectar muitas delas antes que os golpes fossem aplicados. 

Apesar desses esforços, fraudes em plataformas digitais continuam a crescer. Em 2024, o valor total perdido por consumidores em golpes aumentou para mais de US$ 12,5 bilhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, segundo a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos e divulgadas na Folha de S. Paulo.