
Brasil
Meta bane 6,8 milhões de contas usadas em golpes no WhatsApp
Empresa diz ter aprimorado suas técnicas para identificação de contas fraudulentas

Foto: Divulgação
A Meta divulgou, nesta terça-feira (5) ter realizado a suspensão de 6,8 milhões de contas do WhatsApp vinculadas a golpistas somente no primeiro semestre deste ano. O objetivo da ação é fortalecer a segurança contra esquemas golpistas.
Os golpes variam de esquemas de pirâmide a fraudes com investimentos em criptomoedas, e frequentemente pedem que as vítimas paguem adiantado para "garantir" retornos financeiros.
A Meta também introduziu novos recursos de segurança, como alertas que notificam os usuários quando alguém fora de sua lista de contatos os adiciona a um grupo do WhatsApp. Além disso, a empresa aprimorou suas técnicas de identificação de contas fraudulentas, conseguindo detectar muitas delas antes que os golpes fossem aplicados.
Apesar desses esforços, fraudes em plataformas digitais continuam a crescer. Em 2024, o valor total perdido por consumidores em golpes aumentou para mais de US$ 12,5 bilhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, segundo a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos e divulgadas na Folha de S. Paulo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.