Sábado, 09 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF investiga origem de apreensões históricas de ouro na Amazônia Legal

Brasil

PF investiga origem de apreensões históricas de ouro na Amazônia Legal

Carga milionária foi interceptada em duas operações da PRF

PF investiga origem de apreensões históricas de ouro na Amazônia Legal

Foto: Divulgação/PRF

Por: Metro1 no dia 08 de agosto de 2025 às 08:19

A Polícia Federal (PF) abriu inquéritos para apurar a origem de mais de 143 kg de ouro apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em duas ações realizadas na Amazônia Legal em menos de 48 horas. O material, avaliado em cerca de R$ 85 milhões, foi enviado ao Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, para exame técnico.

As investigações buscam rastrear rotas de transporte, grupos criminosos ligados ao financiamento e à comercialização ilegal do minério, além de suas estruturas. As ações fazem parte da ofensiva do Governo Federal contra o garimpo ilegal e em defesa de áreas indígenas.

A maior apreensão da história da PRF ocorreu na BR-40, em Boa Vista (RR), na segunda-feira (4), quando 103,35 kg de ouro foram encontrados em um compartimento oculto de uma picape. O condutor, Bruno Mendes de Jesus, foi preso. Ele alegou ser "fiscal de obra", mas foi indiciado por crimes ambientais e usurpação de bens da União.

Dois dias depois, na BR-230, em Altamira (PA), outros 40 kg de ouro foram apreendidos, com valor estimado em R$ 23 milhões. Duas pessoas foram presas e responderão também por lavagem de dinheiro. Suspeita-se que o ouro tenha vindo de Rondônia, com destino à Venezuela ou à Guiana.