Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

O que você precisa saber para começar o dia

Brasil

O que você precisa saber para começar o dia

Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta quarta-feira (13)

O que você precisa saber para começar o dia

Foto: Metro1

Por: Metro1 no dia 13 de agosto de 2025 às 06:00

Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta quarta-feira (13), compilados pelo Metro1.

  • Trezena de Santa Dulce

O encerramento da Trezena de Santa Dulce dos Pobres, nesta quarta-feira, promete um dia repleto de atividades no Largo de Roma, em Salvador, unindo fé e cultura. A programação começa cedo, às 5h30, com a Alvorada Festiva, e segue com missas solenes no santuário dedicado ao Anjo Bom do Brasil. A agenda artística tem início às 16h, com apresentação musical do Padre Antônio Maria. Às 17h, o arcebispo de Salvador, cardeal Dom Sérgio da Rocha, preside uma missa campal na Praça Irmã Dulce, seguida da Procissão Luminosa. O encerramento da noite fica por conta da cantora Fafá de Belém, que se apresenta às 20h30.

  • Sabatina indicados ao CNMP

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal sabatina, nesta quarta-feira, oito indicados ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com mandato de dois anos e possibilidade de recondução. Entre eles, dois atuais membros buscam renovação das vagas destinadas ao Ministério Público estadual, enquanto os demais concorrem a assentos representando o Ministério Público Militar, o Ministério Público do Trabalho, o Supremo Tribunal Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil. A sessão será transmitida ao vivo, a partir das 9h, pelo site da CCJ, TV Senado e canal do Senado no YouTube.

  • Câmara debate resposta ao Tarifaço

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira, às 10h, uma audiência pública para discutir as ações do governo brasileiro diante do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos a produtos nacionais, de modo a encontrar soluções para minimizar seus efeitos. O debate, solicitado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), contará com a participação da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres.

  • Bolsonaro e aliados entregam defesa final ao STF

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados têm até esta quarta-feira para apresentar as alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF), encerrando o prazo de 15 dias antes do julgamento previsto para setembro. Os acusados respondem por crimes como organização criminosa armada e golpe de Estado, com penas que podem superar até 30 anos. 

  • Lula anuncia plano contra Tarifaço

Após se reunir com ministros para definir o Plano de Contingência contra o tarifaço, o presidente Lula irá anunciar, nesta quarta-feira, uma medida provisória que prevê linhas de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundo para exportações, ações tributárias e compras governamentais de produtos perecíveis. A medida visa a manutenção de empregos e redução de perdas nos setores dependentes dos Estados Unidos.