Quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara pauta urgência de projeto sobre proteção de crianças em ambientes digitais

Brasil

Câmara pauta urgência de projeto sobre proteção de crianças em ambientes digitais

Deputados devem votar nesta terça (19) o regime de urgência; mérito da proposta pode ser analisado na quarta após debate em plenário

Câmara pauta urgência de projeto sobre proteção de crianças em ambientes digitais

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 19 de agosto de 2025 às 14:35

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu, em acordo com líderes partidários, pautar nesta terça-feira (19) o regime de urgência do projeto que trata da proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A expectativa é que o mérito da proposta seja votado já nesta quarta-feira (20), depois de um debate em plenário.

"Essa é uma pauta que eu penso que a Câmara dos Deputados tem que enfrentar assim como o Senado Federal já enfrentou. Nós vamos defender que a urgência seja pautada ainda no dia de hoje e que amanhã, após a Comissão Geral, o Plenário possa deliberar sobre o projeto de lei 2628, que já foi aprovado no Senado", disse Motta a jornalistas antes da reunião do colégio de líderes.

A matéria foi aprovada no Senado e chegou à Câmara em dezembro de 2024. De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o texto prevê medidas como controle parental, proteção de dados, restrições à publicidade digital, filtros de conteúdo e obrigações para provedores e plataformas na internet. O projeto de lei tramita na Comissão de Comunicação e tem o deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) como relator. 

Na quarta-feira (20), a Câmara fará um debate em formato de comissão geral para discutir o fenômeno da “adultização” com especialistas. O tema ganhou destaque após denúncias feitas pelo youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, sobre conteúdos que expõem a sexualização de menores nas redes sociais.