
Brasil
Barcos da Previdência serão usados como hospedagem alternativa durante a COP30 em Belém
Embarcações que atendem populações ribeirinhas terão funções adaptadas para receber participantes da conferência da ONU sobre clima

Foto: Divulgação/Governo Federal
Os barcos da Previdência Social, conhecidos como PREVbarcos, serão utilizados como solução alternativa de hospedagem durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025.
A medida foi anunciada em meio a preocupações com a capacidade de acomodação e os altos preços praticados na cidade durante o evento. Normalmente usados como agências flutuantes da Previdência para atender populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas em regiões remotas do Pará, os barcos serão temporariamente adaptados para receber visitantes da conferência.
Cada embarcação pode acomodar 34 pessoas, totalizando 68 vagas. Apesar de apresentarem estrutura simples, os PREVbarcos contam com banheiros e cozinha. Durante o período da COP30, eles permanecerão atracados próximos ao local do evento, com os serviços regulares suspensos.
A iniciativa partiu do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que já reservou uma das acomodações para si e convidou outros participantes. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também foi convidada, mas ainda não confirmou presença nas embarcações.
A estratégia é vista como uma alternativa criativa para enfrentar os desafios logísticos de hospedagem em Belém, aproveitando recursos já existentes e ajudando a viabilizar a realização do evento internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.