
Brasil
Lula declara apoio do Brasil ao acordo de neutralidade do Canal do Panamá
Brasil e Panamá firmam cooperações durante encontro e criticam tentativas de restaurar antigas hegemonias

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou apoio do Brasil ao tratado de neutralidade permanente do Canal do Panamá, nesta quinta-feira (28). A declaração foi feita durante a visita oficial do presidente panamenho, José Raúl Mulino, ao Palácio do Planalto. Lula ressaltou que o país “apoia integralmente a soberania do Panamá sobre o Canal, conquistada após décadas de luta”, e criticou ameaças de retomada do controle da via interoceânica por parte dos Estados Unidos.
“Tentativas de restaurar antigas hegemonias colocam em xeque a liberdade e a autodeterminação de nossos povos. Ameaças de ingerência pressionam instituições democráticas e comprometem a construção de um continente integrado, desenvolvido e autônomo”, afirmou Lula.
O presidente panamenho destacou o simbolismo da parceria e a conquista histórica da gestão do canal. “Não há dúvida de que a questão do canal nos afeta muito porque é uma luta de um século, conquistada por negociação e conseguimos alcançar a plena soberania”, declarou Mulino.
Durante a visita, os dois países assinaram memorandos de cooperação nas áreas portuária, agrícola e pecuária. Além disso, o Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil firmou acordo com a Autoridade do Canal do Panamá para otimizar exportações e modernizar a operação dos portos brasileiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.