
Brasil
Receita antecipa restituições do Imposto de Renda e encerra calendário em agosto
Órgão informou que todos os contribuintes sem pendências já receberam os valores; quinto lote, previsto para setembro, não será pago

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Receita Federal informou nesta terça-feira (2) que encerrou em agosto o calendário de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-base 2024. O cronograma inicial previa cinco lotes, com encerramento apenas em setembro, mas os pagamentos foram finalizados já no 4º lote, liberado no fim do mês passado.
De acordo com o órgão, a "eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto". Em nota, destacou ainda que quem entregou a declaração dentro do prazo e sem inconsistências já recebeu a restituição.
Ao todo, foram distribuídos R$ 36,9 bilhões em restituições, contemplando 22,67 milhões de declarações. Para verificar se foi incluído no último lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet.
O calendário oficial de 2025 previa cinco lotes: 1º em 30 de maio, 2º em 30 de junho, 3º em 31 de julho, 4º em 29 de agosto e 5º em 30 de setembro, que não ocorrerá.
Contribuintes que não receberam a restituição, mesmo com previsão, tiveram a declaração retida na malha fina. A Receita orienta a consulta no serviço "Meu Imposto de Renda", no site do órgão. "Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas", informou o órgão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.