
Brasil
Ex-ministro Carlos Lupi será ouvido pela CPMI sobre fraudes no INSS
Depoimento ocorre nesta segunda (8), às 16h e comissão ainda avalia convocações de ex-presidentes

Foto: Lula Marques- Agência Brasil
Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência Social, irá depor nesta segunda-feira (8), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), sobre as irregulares em benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A reunião está marcada para as 16h.
O ex-ministro comandou a pasta entre janeiro de 2023 e maio de 2025. O convite ao ex-ministro foi proposto pelo relator da comissão parlamentar mista de inquérito, deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).
Alfredo alegou que Lupi “detém informações imprescindíveis” para esclarecer quais medidas foram adotadas para evitar o desconto ilegal nos benefícios de aposentados.
A CPMI também deverá ouvir ex-integrantes do governo. Entre os nomes citados estão Ahmed Mohamad Oliveira Andrade, que no período da gestão de Jair Bolsonaro, atuou como ministro do Trabalho e Previdência e presidente do INSS sob a identidade de José Carlos Oliveira, além do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz.
Alguns dos requerimentos apresentados tratam da convocação de ex-presidentes da República. Dois deles, de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Alencar Santana (PT-SP), pedem que Jair Bolsonaro seja chamado a prestar depoimento, cuja presença, nesse caso, é obrigatória.
Por sua vez, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sugeriu o convite aos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer, bem como ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em situações de convite, a participação não é obrigatória.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.